O que é CMS?

 

  • Ter autonomia sobre sua empresa é essencial e quando falamos sobre gerenciar informações que são apresentadas por meio de conteúdo web, isso se torna ainda mais indispensável.

O CMS (Content Management System) que traduzindo teremos Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, como o próprio nome já diz é um sistema pelo qual podemos gerenciar conteúdo na web. Em outras palavras, um CMS é uma plataforma web que permite ao usuário criar, editar, classificar e publicar qualquer tipo de informação em sua página web através de uma interface simples, intuitiva e ao mesmo tempo completa para as suas necessidades. Geralmente ele é baseado em formulários. Após a criação ou edição de informações no CMS, esses conteúdos logo irão aparecer na página nos lugares previamente definidos.

CMSs são usados principalmente em sites que precisam ser atualizados com frequência, onde as pessoas que atualizam podem ou não ter conhecimento de informática. O conteúdo pode variar incluindo arquivos de computador, imagens, áudios, vídeos e conteúdo web.  

Um CMS permite que a empresa tenha autonomia sobre o conteúdo da sua página na web e dispense assistência de empresas especializadas para manutenção. Outro beneficio do CMS é que a empresa irá poder acompanhar o acesso aos conteúdos, permitindo informações sobre o público-alvo do website, seus interesses e suas necessidades. Dessa forma se poderá atualizar com mais rapidez e praticidade conteúdos relevantes para esse público, levando em consideração os dados que foram captados anteriormente com a ajuda do CMS, assim será possível uma melhor interação entre o cliente e a empresa, pois o gerenciamento de conteúdo direcionado corretamente para o público-alvo faz com que essa aproximação ocorra naturalmente entre os mesmos.

Depois de saber quais as vantagens de se usar um CMS, vem à dúvida: E qual CMS devemos usar? Hoje existem três opções mais conhecidas no mercado o WordPress, Joomla e Drupal.

O WordPress, hoje sendo  o CMS mais popular do mundo, é mais indicado para uso em blogs e empresas de pequeno e médio porte.

O Joomla requer algum nível de experiência em codificação e é mais utilizado para criação de e-commerce e desenvolvimento de redes sociais.

Já o Drupal, conhecido como o CMS mais poderoso e também o mais difícil de aprender, por ser tecnicamente mais avançado. É indicado para o uso de qualquer tipo de site ou empresa.

Os CMS podem ser open source como os citados acima como também proprietário que são os produzidos por empresas.

Na Insideweb contamos com um CMS próprio onde disponibilizamos para nossos clientes uma interface segura, bem elaborada com alto desempenho e de simples acesso, no qual não é necessário conhecimento prévio de codificação.  Outra vantagem em se utilizar o CMS desenvolvido pela Insideweb é que as ferramentas utilizadas para o gerenciamento serão voltadas para necessidade de cada cliente. Desta forma você não terá uma grande quantidade de funções que não serão usadas no seu segmento, assim como ocorreria utilizando um cms pronto, no qual muitas funcionalidades seriam descartadas na hora da utilização dificultando o acesso a esse sistema.

Finalizo por aqui esta introdução aos sistemas CMS, esperando ter esclarecido algumas dúvidas iniciais sobre o que é o sistema de gerenciamento. Para mais detalhes entra em contato com nossa equipe para que possamos ajudar na melhor escolha e configuração do seu CMS.

 

 

Sobre a Fonte

Comentários